A Pedagogia
Hospitalar ainda causa um grande impacto ao ser citada, seja entre discentes ou
não; sua prática gira em torno de um grande tabu, devido à carência de
informações existentes no processo de compreensão e organização do que propõe o
seu cotidiano.
A Atuação, do pedagogo irá fazer uma
interface entre a Saúde e a Educação, mostrando o caminho no processo Educativo
na vida de crianças e jovens com necessidades especiais, sejam estas temporárias
ou permanentes, dando uma atenção especial aos aspectos psíquicos e cognitivos
e, ajudando a sua interação com o ambiente escolar.
Como educadores devemos ter uma participação
ativa no processo de humanização dessas crianças e jovens, colaborando para a
mudança de um quadro de “total” abandono e sofrimento em que elas se encontram
imersas nos hospitais e escolas.
Enfim,
o pedagogo levará a educação a estes enfermos. Dando esperança para sua
recuperação, interagindo e motivando para aprender e fazendo que ele se esqueça
dos problemas que o atinge no momento. Trabalhando com o seu emocional,
trazendo a sua recuperação mais rápida e com isso dando coragem para estar fora
do hospital.
A
função pedagógica é mais do que ensinar. Mostra que a educação é viva, no lugar
frio e solitário que é o hospital, fazendo que ele saia mais rápido, confiante
e saudável para estar junto da sua família.
Por Roberta Freitas
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