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domingo, 26 de abril de 2015

O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO-HOSPITALAR: INTERFACE ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO





    A Pedagogia Hospitalar ainda causa um grande impacto ao ser citada, seja entre discentes ou não; sua prática gira em torno de um grande tabu, devido à carência de informações existentes no processo de compreensão e organização do que propõe o seu cotidiano.  
   A Atuação, do pedagogo irá fazer uma interface entre a Saúde e a Educação, mostrando o caminho no processo Educativo na vida de crianças e jovens com necessidades especiais, sejam estas temporárias ou permanentes, dando uma atenção especial aos aspectos psíquicos e cognitivos e, ajudando a sua interação com o ambiente escolar. 
   Como educadores devemos ter uma participação ativa no processo de humanização dessas crianças e jovens, colaborando para a mudança de um quadro de “total” abandono e sofrimento em que elas se encontram imersas nos hospitais e escolas. 
   Enfim, o pedagogo levará a educação a estes enfermos. Dando esperança para sua recuperação, interagindo e motivando para aprender e fazendo que ele se esqueça dos problemas que o atinge no momento. Trabalhando com o seu emocional, trazendo a sua recuperação mais rápida e com isso dando coragem para estar fora do hospital. 
   A função pedagógica é mais do que ensinar. Mostra que a educação é viva, no lugar frio e solitário que é o hospital, fazendo que ele saia mais rápido, confiante e saudável para estar junto da sua família. 



Por Roberta Freitas







 

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